Os jogos em 8 bits foram muito populares nas décadas de 70 e 80, devido à enorme variedade de jogos e à qualidade dos gráficos, som e jogabilidade que ofereciam. Títulos icônicos, como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Pac-Man e Donkey Kong, tornaram-se verdadeiros sucessos em todo o mundo e ainda são venerados por jogadores de todas as idades.

No entanto, houve um momento sombrio nesta época de ouro dos jogos eletrônicos, o crash 8 bits. O crash 8 bits ocorreu na década de 80 e foi caracterizado por uma grande queda na demanda por jogos em 8 bits, que afetou negativamente a indústria e muitas empresas que foram à falência.

O crash 8 bits ocorreu devido a uma série de fatores, como a saturação de mercado, a falta de qualidade em muitos títulos, o aumento dos preços dos jogos e a concorrência dos consoles de jogos mais avançados, como o Atari 2600 e o Nintendo Entertainment System (NES).

Alguns títulos de jogos também contribuíram para o crash, como E.T. the Extra Terrestrial, um jogo baseado no popular filme de mesmo nome que se tornou um fracasso de vendas e foi considerado um dos piores jogos já feitos.

No entanto, o crash 8 bits não foi o fim dos jogos em 8 bits. A indústria se recuperou e os jogos em 8 bits continuaram a ser produzidos por mais alguns anos. Mesmo com os gráficos e a tecnologia cada vez mais avançados dos consoles modernos, muitos jogadores ainda sentem nostalgia pelos jogos em 8 bits e apreciam as antigas obras-primas.

Em conclusão, apesar do crash 8 bits ter sido um momento difícil na história dos jogos eletrônicos, ele também abriu caminho para a evolução da tecnologia e a criação de videogames ainda melhores. Até hoje, os jogos em 8 bits são lembrados com carinho pelos fãs e jogadores de todas as idades.